Helles: o estilo de cerveja oficial de Munique

A Escola Alemã de cervejas artesanais invadiu o Brasil com força total. Nela se originaram alguns dos mais apreciados tipos de cervejas do mundo, como a Weiss, a Dunkel e a Bock. Um estilo alemão que está em voga no Brasil hoje é a Helles. Vamos conhecê-la?

História e Características

Helles é um termo em alemão que significa ‘brilhante’ ou ‘claro’. Foi escolhido para dar nome a um estilo criado ao redor de 1895, em Munique, na Alemanha, que surgia para concorrer com a preeminente Pilsen Tcheca, a qual dominava a preferência do povo na época.

É uma cerveja do tipo Lager de cor clara, variando do dourado escuro ao amarelo palha. Predomina o sabor de maltes e cereais, geralmente possui corpo médio e pouco amargor. Pode conter um leve sabor de lúpulo (sabor, não amargor), mas sempre equilibrado com os maltes, já que a marca registrada da Helles é o seu marcante caráter maltado.

Geralmente, a graduação alcoólica da Helles varia de 4.7% a 5.4%. Ela também pode ser encontrada nas prateleiras pelos nomes Hell, Export, Urhelles, Spezial Helles e até por Munich Original Lager (Lager Original de Munique, tradução livre).

 

Tá na hora de tomar aquela Helles, hein?!

Cheers!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *