O que é uma cervejaria Cigana?

Não, cervejaria cigana não é uma modalidade hippie ou alternativa de fábrica cervejeira.

14572799115_0dda26d5da_o

Qualquer setor comercial em franco crescimento é heterogêneo.  O cerne do produto até pode ser o mesmo, mas é justamente no seu desenvolvimento que surgem inovações, alternativas e diferenciações que são introduzidas ao público consumidor a todo o momento. No caso da cerveja, não poderia ser diferente.

Havia um tempo em que a única alternativa de produção de cerveja era a artesanal. Com o desenvolvimento da tecnologia e o crescimento da população mundial (e todas aquelas coisas históricas que você já está careca de saber), surgiram as produções em massa - ou produções industrializadas.

Aqui no Brasil e em todo o lugar do mundo, as cervejas industrializadas passaram a dominar o mercado, oferecendo um produto de rápida produção e consequente baixo preço. Porém, nos últimos anos, a cerveja artesanal começou a ganhar novamente o espaço de mercado há muito tempo perdido, oferecendo produtos diferenciados, incrível variedade e alta qualidade aos apreciadores.

O que é uma Cervejaria Cigana?

Mesmo com o carimbo de ‘artesanal’, as cervejarias de hoje em dia necessitam de uma estrutura mínima para produzir e comercializar cervejas em uma escala média, para atender bares e outros estabelecimentos. Esta estrutura mínima é composta de um local com espaço amplo e equipamentos específicos para a produção de cervejas especiais, estes muitas vezes sofisticados e caros. Para o cervejeiro que deseja sair da panela e empreender no mundo cervejeiro, a terceirização da produção é uma alternativa de baixo investimento inicial e rápida implementação.

Ou seja: a cervejaria cigana é aquela que ‘aluga’ um espaço ociosos de outra cervejaria para a sua produção de cervejas. Geralmente, quando a cervejaria cigana vai ganhando porte, ela acaba produzindo suas fórmulas em mais de uma fábrica ou investindo em uma fábrica própria, deixando, assim, de ser uma cervejaria cigana.

Alguns exemplos de cervejarias ciganas reconhecidas em todo o mundo são a Mikkeller, a Stillwater e a Evil Twin.

Prost!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *